1 - Para início de conversa a coisa mais importante que um adm deve saber é que ser adm é prazeroso mas NÃO É LEGAL.
Isso mesmo digo que não é legal por você sempre terá que se por na frente do servidor e sempre assumir os erros de tudo e de todos, ou seja você sempre terá que por tua cara a tapa e não adianta querer passar a culpa para a staff ou um player porque a responsabilidade é toda tua e só sua afinal, tu é o adminstrador ou seja tu é quem comanda todo o "Trem" e a staff são apenas "Vagões" que estão ali para te ajudar.
2 - Coisas que tu deve saber sobre staff. Bom a staff pode parecer fácil mais é a coisa mais difícil de um servidor porque um bug ou um emulador tu concerta/configura com a tua vontade e a staff não pois é uma pessoa que na maioria das vezes você não conheçe e não sabe da tua personalidade ou reais interesses.Para escolher uma staff você deve ser o mais cuidadoso e minucioso possível, não estou dizendo para desconfiar de tudo e de todos apenas tome o maior cuidado possível como
- Não libere comandos que possam alterar o rendimento do servidor
- Não libere a senha de sua conta para nenhum mebro da staff.
- Antes de recrutar converse muito mais muito mesmo encha o usuário de perguntas, pergunte com vontade mesmo porque afinal ... se ele não responder as suas como ele vai responder a de vários player´s?
- Não confie de cara em ninguém....procure conhecer a pessoa primeiro.
3 - Coisas que você deve saber sobre Site... Só Faça sites em freewebs, webnode ou outros programas/empresas free se você realmente não tiver dinheiro algum. caso contrário aprenda a criar teu próprio site com alguns tutoriais existentes no fórum, caso não queira pegue um pronto aqui no fórum.
4 - Coisas que você deve saber sobre o Emulador... Se você realmente quer que seu servidor vá para frente você deve ter em mente que NUNCA Teu servidor estará modificado o bastante para você se acomodar e relaxar, ter um servidor foi uma escolha SUA então você deve arcar com as consequências OU desistir e fechar o servidor, coisa que eu particularmente mais menospreso em uma pessoa.
5 - Coisas que você deve saber sobre player´s... Essa parte é a mais complicada porque você nunca poderá perder a calma em nenhuma circunstância, ou seja esteja preparado para chingamentos e mais chingamentos porque quando um player não gosta de algo ele vai SEMPRE E SEMPRE E SEMPRE culpar a STAFF que no caso o representante é você então você terá que tomar a linha de frente e mostrar maturiade e liderança para resolver o problema na medida do possível.Se você não possui esse tipo de personalidade e/ou tem o coração mole, pelo própio bem do seu servidor feche ou arrume um parcerio que possa assumir a linha de frente.ATENÇÃO NA ESCOLHA.
6 - Coisas que você saber sobre iten´s... Essa parte também pode se tornar um pouco complicada então vou dar o exemplo da situação mais comum.
Um belo dia você está lá vendo seus player´s felizes da vida, tão felizes que você acha estranho e resolve dar um suporte.Depois de mandar uma BroadCast(mensagem global) de GIRAN e ter respondido algumas dúvidas chega um player e diz o seguinte. "ADMMM ADMMMMMM ADMMMMMMM QUE CARAL%$@ MEUS ITEN´S SUMIRAM QUE PORR%¨O QUE EU FAÇO?? CARAL$#% EU QUERO ELES DE VOLTA PU$#$ QUE PAR%$#% STAFF INCOMPETENTE EU VO PARAR DE JOGAR ESSE SERVIDOR DE MER$#.."
Não eu não estou exagerando nem um pouco você vai se deparar com essa situação algum dia.
Você se pergunta "Ohh não o que fazer agora???" A resposta é apenas uma faça o seguinte:
1º- Anote o nome do jogador.
2º- Peça para ele se acalmar.
3º- Fale que não precisa perder a calma porque você irá tomar as devidas providências.
4º- Avise que a Staff não tem culpa porque isso pode acontecer a qualquer hora em qualquer lugar.
5º- Não minta falando que vai devolver os iten´s
6º- Seja humilde e peça Desculpas sempre que ocorrer inesperado mesmo que possa ser mentira.
Após ter falado isso procure averiguar se ouve algum bug ou um erro (geralmente é mentira) no servidor porque o coitado pode estar falando a verdade ou não.Seguindo o modelo eu vou escrever uma resposta para o problema.
Obs: nome fictício não estou falando de ninguém.
"ADM Christian diz: Prezado anotei teu nome aqui então por favor se acalme, eu sei que é complicado isso mais tomaremos as devidas providências e se realmente ocorreu um erro iremos devolver seus iten´s como estavam. A staff realmente não tem nenhuma culpa sobre isso porque o mesmo pode ocorrer em qualquer lugar à qualquer hora por isso por favor peço que entenda e aguarde.Desculpe o transtorno."
Respondendo isso vai estar bom. Após isso verifique tudo e o máximo possível e ser for mentira responda mais ou menos assim:
"foi comprovado que você não perdeu nenhum item desculpe mais não iremos lhe devolver nada."
se ele insistir, volte a verificar e se dessa de novo for comprovado que ele está mentindo fale a mesma coisa só que dessa vez não verifique e responda assim: "Creio que você está tentando tirar proveito dessa situação por isso pesso que por favor pare de insistir pois foi comprovado se você continuar a insistir irei ter que lhe dar Jail por 1h."Se ele insistir faça isso..e se ele voltar e começar a chingar o servidor dê ban.
Caso realmente ele tenha perdido o item peça desculpas MAS NÃO DE NENHUM CONSOLO COMO ITENS A MAIS...DE EXATAMENTE O QUE ELE TINHA POIS SE VOCÊ DER MAIS ITEN´S ELE VAI COMENTAR COM ALGUÉM E AI VOCÊ JÁ SABE...
7- Por final vou falar sobre a coisa mais importante para um admin saber..No mundo existem pessoas falsas traiçoeiras e que sempre vão querer o seu mal por isso sempre valorize uma amizade, não deixe o fato de você ser o adm subir a sua cabeça porém saiba se opor com fatos e clareza no que diz. Um bom Admin é aquele que mesmo em uma posição difícil sabe tomar decisões sábias e para o bem do servidor mesmo que a pessoa que irá ser "prejudicada" seja uma amigo/tio/primo/irmão/pai/mãe/ou qualquer outro tipo que grau de parentesco. Procure sempre mais que tudo ouvir os dois lados da história e sempre tentar ser o mais justo porque no SEU servidor o juiz é você por isso não se deixe levar pelo fato de que só porque um jogador pagou algun´s itens que ele vai receber um tratamento melhor TODOS TEM QUE SER IGUAIS PERANTE AO SEUS OLHOS POR ISSO SÓ CABE A VOCÊ E MAIS NINGUÉM TOMAR AS DECISÕES CERTAS E CASO ERRE SÓ CABE A VOCÊ TAMBÉM E A MAIS NINGUÉM TER A HUMILDADE DE PEDIR DESCULPAS E TENTAR MELHORAR PARA DA PRÓXIMA VEZ NÃO COMETER O MESMO ERRO.